Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog À Trois

Blog À Trois

sweet-almond-biscuits-cookies.jpg

 

Há alguns meses escrevi um artigo chamado "Porque é que não deve comer bolacha maria". Foi celebrado por uns (comunidade Paleo, por exemplo) e fortemente criticado (negativamente) por outros. O artigo incomodou tanto alguns profissionais de saúde que recebi emails indignados (e bastante rudes) de vários e até uma denúncia oficial na Associação Portuguesas dos Nutricionistas! O mais engraçado é que eu nem sou nutricionista (Sra. Dra. Fisiologista do Exercício, para os amigos por favor...) nem tão pouco moro em Portugal. Visto existirem termos como "liberdade de expressão" e "direito à informação" no meu dicionário pessoal (parece que não existem nos de toda gente), decidi reescrever o tal post de uma forma mais resumida e com respostas a algumas das perguntas mais frequentes na pós-publicação. Pode ver o artigo original AQUI

 

Este é o rótulo de uma bolacha tipo maria de marca genérica:

2062203-e1431017124658.png

 

Uma pequena descrição dos ingredientes deste produto:

  • Farinha de trigo – causa inflamações, alergias, distúrbios gastrointestinais, desequilíbrio do pH, adição, diabetes, obesidade, etc…
  • Açúcar – causa aumento de gordura visceral, diminuição da sensibilidade insulínica, aumento do triglicerídeos (gordura no sangue), Diminuição do HDL (colesterol “bom”), Aumento do LDL (colesterol “mau”), Esteatose hepática, Inflamação Generalizada e está ligado ao aparecimento de carcinomas.
  • Gordura vegetal de palma – relacionada com várias doenças, inclusive cancro
  • Xarope de glucose – versão “barata” do açúcar. Causa aumento de gordura visceral, diminuição da sensibilidade insulínica, aumento do triglicerídeos (gordura no sangue), Diminuição do HDL (colesterol “bom”), Aumento do LDL (colesterol “mau”), Esteatose hepática, Inflamação Generalizada e está ligado ao aparecimento de carcinomas.
  • Soro de leite em pó
  • Sal
  • E500ii – Hidrogenocarbonato de sódio – também usado na espuma de extintores, cerâmica, desodorizantes e droga “crack”. Rico em sódio (“sal”)
  • E503ii – Hidrogenocarbonato de amónio – é instável no ar, principalmente em condições de temperaturas acima de 49oC, desprendendo o gás “Amônia”, um gás tóxico.
  • E322 – Lecitina
  • E223 – Metabissulfito de sódio: contêm sulfitos – aditivo tóxico quando consumidos em grande quantidade ou por pessoas alérgicas ou com com asma
  • E304i – palmitato de ascorbilo (obtido sinteticamente)
  • E306 – extracto rico em tocoferóis
  • Aroma – obtido em laboratório 

 

F.A.Q:

 

Posso comer Bolacha Maria?

Claro que não irá ser uma bolachita ou duas de "mês a mês" que lhe irão causar diabetes...

 

Mas devemos ter este produto na nossa despensa/lista de compras?

Não. É desnecessário e não traz qualquer tipo de beneficio à nossa saúde (pelo contrário). Não se esqueça daquela frase foleira: coma para viver, não viva para comer!

 

"Ouvi dizer que devia adicionar 3 ou 4 bolachinhas à papa de fruta do meu bebé, é verdade?"

Este produto têm 23% de açúcar puro, tendo em conta que o ideal é evitar todos os açucares adicionados nos dois primeiros anos de vida, não é recomendado, nem oferece nenhum benefício (pelo contrário) adicionar bolachas à alimentação do bebé.

 

Como posso adicionar textura e hidratos de carbono à tal papa sem as bolachas?

Na maioria dos casos, não é necessária qualquer adição visto que a fruta já contêm hidratos de carbono em abundância. No entanto pode usar aveia/farinha de aveia para substituir a bolacha.

 

"O meu `mai´ novo só está sossegado quando tem lhe têm umas bolachinhas para `se distrair`. O que é que lhe dou?"

Se o `mai´ novo só está sossegado a comer é porque há aí algum problema... Mas como não sou da área de psciologia e tão pouco tenho filhos, não posso falar muito :P As melhores opções (do mal o menos, não é...) são as caseiras, como por exemplo ESTAS . 

 

"Tu estás para aí a mandar bitaites mas também gostas...!"

Claro que gosto! E quando como até ponho manteiga! Faço uma sandwichzinha e molho num cacau quente hehe. Mas consigo contar pelos dedos das mãos as bolachas maria que como num ano!

Não se privem de nada, apenas usem o vosso bom senso... 

 

Beijinhos.

Sara

 

 

 

 

 

12 comentários

Comentar post