12 erros que estão a destruir o teu cabelo!
Um dia destes conto-vos a história do meu cabelo, como o destruí e como o estou a salvar. O cabelo é dos aspectos físicos mais importantes do nosso corpo, é a moldura da nossa cara e a maneira como o tratamos faz toda a diferença. Além de uns tratamentos que comecei a fazer, deixei de cometer alguns erros que só estavam a piorar e muito a situação, tais como:
- Não fazer hidratações/nutrições/reconstruções semanalmente (cronograma capilar) - Estes três passos são super importantes para quem quer ter um cabelo saudável e bonito. Sem eles, é praticamente impossível. Vamos ter um aqui no blog, fiquem atentos!
- Condicionador na raiz - O condicionador é específico só para os fios e não deve ser aplicado no couro cabeludo porque obstrui os folículos capilares.
- Após a lavagem, deixar resíduos de máscara no cabelo - Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não hidrata/nutre mais por isso e ainda estraga imenso o cabelo deixando-o seco e quebradiço.
- Não usar protector térmico - Ainda existem muitas pessoas que não usam, mas é essencial para a proteção dos fios contra o calor, quando secamos ou esticamos o cabelo.
- Usar o secador muito perto do cabelo - Não nos apercebemos mas estamos a queimar e a ressecar completamente o cabelo. Deve ser usado a pelo menos 5 dedos de distância.
- Lavar o cabelo com água muito quente - A água quente resseca o cabelo e produz mais sebo no couro cabeludo.
- Passar a prancha com o cabelo húmido e todos os dias - Passar a prancha penso que já toda a gente sabe que faz mal, então imaginem todos os dias e ainda por cima com o cabelo húmido.
- Usar shampoo transparente com muita frequência - Este tipo de shampoo é ótimo para tirar todos os resíduos mas não pode ser usado muitas vezes porque acaba por deixar o cabelo muito seco.
- Pintar o cabelo com frequência - Este nem precisa de explicações. Produtos químicos no cabelo são de evitar ao máximo.
- Torcer o cabelo depois de o lavar / esfregar com a toalha / Pentear o cabelo no banho - Ao torcer ou esfregar o cabelo molhado estamos a partir os fios tal como pentear durante o banho mesmo que seja depois da máscara.
- Pentear o cabelo com força e de cima para baixo - O cabelo tem que ser penteado de baixo para cima, caso contrário estamos a partir os fios cada vez que tentamos passar a escova.
- Prender o cabelo molhado com elástico - O elástico é do pior para os cabelos, principalmente se passarmos muitas horas com eles. Aconselho a usar os invisibobble mas apenas os da farmácia ou de sítios de confiança (não em lojas dos chineses portanto).
Tratem muito bem o vosso cabelinho como se fosse o vosso melhor amigo, caso contrário ele acaba por vos atraiçoar e ficar feio, seco e sem jeito!
Dica: O meu maior truque, como já falei noutro post, é fazer máscaras de óleo de coco. O óleo tem que ser virgem extra e 100% natural.
Bom fim de semana